Como medir o retorno de investimento (ROI) com brindes promocionais

Campanhas de marketing com brindes podem ter um custo elevado para sua empresa, ter o controle do ROI ajudará a fazer investimentos certeiros.

ROI é a sigla do termo em inglês Return on Investment, que nada mais é que um número calculado sobre o retorno de um investimento feito. Esse cálculo deve analisar tanto aspectos quantitativos como o alcance, aumento no número de vendas e geração de leads (potenciais clientes), como também aspectos qualitativos, como o impacto criado na imagem de sua empresa e a qualidade dos leads gerados.

Sendo assim, sua principal função é ajudar a decidir se determinada ação ou canal de marketing compensa o investimento feito. Quando falamos de campanhas de marketing promocional com brindes existem alguns métodos específicos para calcular esse número!


Custo por visualização

Marketing com brindes
Custo por visualização é calculado através da divisão do valor investido na campanha pelo número de vezes que alguém visualizou seu anúncio

Na publicidade online um termo muito comum é o cpc que se refere ao custo por clique, o valor pago pelo anunciante para cada clic feito em seu anúncio. Com brindes promocionais podemos fazer o cálculo para chegar em uma estimativa de quanto estamos pagando por visualização de nossa marca ou campanha.

Vamos calcular por exemplo qual seria o custo por visualização de uma campanha com canetas personalizadas.

Digamos então que em sua futura campanha de marketing você pretende comprar 1000 canetas a custo de R$2,00 por unidade. Sendo assim o investimento total é de R$2000,00. Você então irá distribuir cada uma dessas canetas para um cliente. Estimando que 50% de seus clientes de fato vá utilizar a caneta, que em média cada um deles vai ficar com ela por 90 dias e que diariamente 2 pessoas olhem para a caneta, temos o seguinte cálculo.

1000(canetas) x 0,5 (50% dos clientes) x (90)(dias) x 2 (visualizações)            = 90.000 Visualizações.

Então podemos calcular que o  nosso custo por visualização ficou assim R$2000/90.000 = R$0,0222

Com uma estimativa bem conservadora de apenas 3 meses de vida útil e ignorando o fato de que canetas tem uma rotatividade alta ainda chegamos no valor de R$0,02 por visualização, nada mal! Repetindo o processo você pode calcular o custo por visualização de sua campanha.

Receita criada pela campanha

Calcular o retorno criado pela campanha com brindes pode ser bem difícil, já que diferenciar a fonte de seus clientes não é algo tão simples. Felizmente, com algumas ferramentas e usando a tecnologia a nosso favor, podemos aumentar o controle desses números.

Questionário de satisfação do cliente

De acordo por uma pesquisa organizada pela Cint, solução de marketing, indicou que 56% dos clientes se sentem mais engajados a uma marca quando são solicitados a avaliá-la. E 62% deles são mais propensos a uma segunda compra quando a empresa lhes pede opiniões. Aproveite para adicionar em sua pesquisa de satisfação se o cliente já havia entrado em contato com material promocional de sua empresa.

Crie uma landing page especialmente para sua ação com brindes

Landing page

Landing pages também conhecidas como páginas de conversão são muito utilizadas em campanhas de marketing digital, como explicado no post da Resultados digitais.

Associar essa ferramenta a sua campanha com brindes promocionais pode ajuda a identificar seus clientes vindo do contato direto com seus brindes.

Use um endereço único de landing page em seus brindes ao invés da página inicial padrão de seu site, assim poderá ter um controle de quantos clientes estão chegando em seu site através de sua campanha.

Não existe uma maneira única e completamente precisa de calcular o retorno de investimento quando se fala de brindes promocionais. Alguns aspectos qualitativos como o impacto na melhora de seus leads são percebidos com o tempo e difíceis de quantificar.

“76% das pessoas que recebem um brinde considerado relevante tendem a procurar novamente pela marca que os presenteou.”

Pesquisas feitas pela Agência 96 mostraram que 76% das pessoas que recebem um brinde considerado relevante tendem a procurar novamente pela marca que os  presenteou. Também devemos considerar que de acordo com pesquisa realizada pela British Promotional Merchandise Association, mais de um terço das pessoas ainda tinham brindes que receberam a mais de quatro anos.

Brindes podem ser uma ferramenta poderosa de Marketing promocional. Avaliar quais as melhores opções para sua empresa é fundamental para investir na estratégia certa e não jogar seu dinheiro fora.

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