Entender seu público – Chave de sucesso para acertar no brinde para seu cliente

Conhecer seu público-alvo é a base para entregar um brinde para cliente que fuja do generalismo e que aproveite ao máximo o dinheiro de sua empresa. Provavelmente você já recebeu uma caneta de alguma empresa com a qual você não se identifica ou que nunca vá consumir algo. Para garantir um bom retorno de investimento é muito importante  ter duas questões muito bem definidas:

  • Seu público alvo;
  • Sua Buyer Persona.

 

Público-alvo

Público-alvo nada mais é que um grupo de pessoas, que ficam dentro de um conjunto de características específicas nas quais se encaixam os consumidores de determinado negócio. Quanto melhor for sua pesquisa para definir seu público-alvo mais preciso você pode ser na hora de focar seus esforços de marketing e vendas.

Ok, mas como isso te ajuda com brindes? Para ficar mais claro vamos exemplificar!

Vamos pensar em uma imobiliária que alugue e venda imóveis. Agora imagine que nessa mesma imobiliária através de pesquisas chegaram a dois perfis principais:

  • Perfil Estudante: Pessoas em seus 18 anos de idade que residem em outra cidade e recentemente passaram no vestibular;
  • Perfil Família: Pessoas com seus 40 anos de idade que possui filhos e atualmente já vive em uma casa alugada na mesma cidade.

Obviamente que temos dois perfis bem distintos e que devem ser tratados de maneiras bem diferentes, tanto na venda quanto no marketing.

Vamos para os brindes personalizados finalmente. Usando como exemplo a caneta personalizada, um brinde bem conhecido e de certa forma genérico. Como podemos montar uma estratégia bem específica e focada quando conhecemos o público alvo:

  • Para o perfil do estudante poderíamos focar em uma quantidade maior de canetas com custo inferior. Produtos com apelo para o público jovem, como as opções com ponta touch por exemplo. Como o volume desses cliente aumenta antes do começo de cada semestre de aulas essas datas seriam o foco das campanhas. Utilizando as épocas de matrícula para operações de live marketing distribuindo essas canetas em pontos específicos da cidade.
Caneta Touch Plástica
Caneta plástica com ponteira Touch
  • Para o grupo de perfil família, seria um grupo mais seleto. Com um ticket médio maior e ciclo de vendas mais demorado. Nesse caso poderia se investir em canetas melhores de metal. Distribuídas apenas para aqueles clientes já qualificados pelos vendedores como potenciais compradores.
Caneta Metálica imobiliária
Caneta de alumínio roller

Dessa maneira, podemos através de um estudo básico de cliente melhorar nosso retorno de investimento. Focando datas de entrega e produtos para cada perfil!

Buyer persona

Para ser ainda mais específico na hora de escolher o brinde ou a mensagem que quer passar com ele, podemos usar o conceito de Buyer personas. Perfil de cliente ficcional baseado em pesquisas de como seria seu cliente ideal. Um conjunto de características pscicológicas, políticas, econômicas e até mesmo biológicas.

Um exemplo de Buyer persona de uma possível empresa de produtos de maquiagem vegano: Ana, 24 anos e terminando sua graduação. Focada em crescer na carreira e em ter seu espaço dentro da empresa. Por conta de sua rotina corrida se tornou quase depentente de café. É ativista feminista e não vive sem seus cachorros.

Baseado nesse tipo de perfil a empresa poderia focar em fazer uma campanha no dia das mulheres. Com brindes que fossem focados na mensagem da data e que fossem úteis para o ambiente de trabalho, por exemplo uma caneca. Atendendo ao perfil da persona que toma muito café e com uma mensagem que possa ser identificada dentro de seus ideais.

Para definir os perfis de público-alvo e buyer persona existem muitos métodos. Para saber mais sobre os perfis e quais métodos utilizar você pode ver nessa matéria da Resultados Digitais sobre as diferenças entre público-alvo, cliente ideal e buyer persona.

Utilizando desses métodos irá otimizar seu dinheiro investido em brindes para clientes, aumentar o retorno de investimento e fortalecer a imagem de sua marca. Caso tenha ficado alguma dúvida entre em contato pelo nosso telefone, e-mail ou bate-papo online.

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